Sobre o FIOS

Foto Fios de Choro

Fios de Choro surgiu em 2015 a partir do encontro de jovens músicos que iniciavam seus estudos no Choro. Com o desenvolver do trabalho, o grupo sentiu a necessidade de expandir sua linguagem, culminando em duas viagens de pesquisa em Pernambuco, o que resultou em uma sonoridade mais quente e viva, na integração do frevo ao repertório e em novas influências com os ritmos tradicionais da região como o Forró de Rabeca, Cavalo-Marinho, Maracatu e Ciranda.

Em 2018 lançou seu primeiro disco, TRAMA, que traz composições autorais e releituras de "Mágoas" de Jacob do Bandolim, "Coisa 10" de Moacir Santos, "Ansiedade" de Rossini Ferreira e "Chorinho pro Miudinho" de Dominguinhos.

O quarteto já se apresentou em importantes casas e eventos do circuito cultural paulista como Instrumental SESC Brasil, Casa de Francisca, Virada Cultural, Sesc São Caetano, Teatro Arthur Azevedo, entre outros.

Em sua passagem por Pernambuco (Recife, Olinda, Nazaré da Mata, Condado, Caruaru e Arcoverde), teve a oportunidade de estudar de perto os ritmos tradicionais locais, conhecer pessoalmente a sede do Coco Raízes de Arcoverde, mestres de rabeca e de pífe, tais como Luiz Paixão, João do Pífe e Edmilson do Pífano, o mestre de maracatu rural André de Lica. e músicos da Orquestra do Maestro Oséas Leão.

Também apresentou seu trabalho em importantes pontos de cultura de Olinda e Recife, entre eles estão Paço do Frevo (com a participação do Maestro Marco César), Casa do Cachorro Preto, Poço das Artes, Estação Quatro Cantos e Espaço Cobogó, além de ter acompanhado o compositor Paulo Perdigão no Carnaval de 2018.

Em janeiro de 2020, o quarteto participou do Festival Jazz a La Calle em Mercedes, no Uruguai, se apresentando no palco principal, no Teatro 28 de Febrero, além de dirigirem uma oficina sobre o Choro - do contexto histórico  a execução.  Ainda no Uruguai, se apresentaram em Cabo Polonio e Montevidéu, fazendo contato direto com os gêneros tradicionais do carnaval uruguaio, a Murga e o Candombe.

Wanessa Dourado
Wanessa
Dourado
João Pellegrini
João
Pellegrini
Allan Gaia Pio
Allan
Gaia Pio
Igor Nikolai
Igor
Nikolai